domingo, 21 de junho de 2009

Hoje chegou o Verão.


O Solstício de Verão aconteceu às 5h e 54min.
A palavra solstício deriva do latim solstitìu, que significa paragem do Sol. Mas será que o Sol vai mesmo parar no dia 21 de Junho? Não!
Ao observar o movimento aparente do Sol à volta da Terra durante as semanas que antecedem o solstício, é possível constatar a sua passagem por uma linha imaginária (elíptica), que em cada dia é mais elevada no céu. No dia do solstício, o Sol executa o percurso que atinge a altura máxima. Como consequência desse facto, temos o dia maior do ano e, obviamente a noite mais pequena, data a partir da qual começa o Verão. Após atingir o percurso correspondente à altura máxima, o Sol passa a descrever percursos com alturas menores nos dias que se seguem, explicando a origem da palavra “solstício” (paragem do Sol).
Assim, o hemisfério Norte recebe os raios solares mais na vertical quando o Sol atinge a sua altura máxima, o que justifica o aumento de temperatura neste hemisfério e o seu decréscimo no hemisfério Sul.
O solstício acontece devido à combinação do movimento de translação (movimento da Terra em torno do Sol), do movimento de rotação (movimento da Terra em torno de si própria) e da inclinação do eixo terrestre.
As linhas imaginárias de altura máxima e mínima determinam os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, respectivamente.
Nas linhas destes trópicos, os solstícios de Verão respectivos a cada hemisfério da Terra, coincidem com o único dia do ano em que os raios solares incidem verticalmente nesse sítio.

Fonte: Centro de Ciência Viva da U.A.

Sem comentários: